![]() |
(Divulgação/Corpo de Bombeiros) |
Homenagem da 7ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Minas Gerais
Certa vez perguntaram-me quando eu havia me tornado bombeiro militar. Respondi de modo objetivo : "Não decidi me tornar um bombeiro militar em momento algum, eu fui forjado já no ventre da minha mãe!" Obviamente que o sujeito não entendeu bem e ainda pensou que eu estivesse sendo grosseiro na resposta.
Percebendo isso, esclareci a questão com o seguinte argumento: Bombeiro nasce Bombeiro; o Bombeiro no máximo especializa-se ;o Bombeiro Militar se aperfeiçoa para melhorar a qualidade do seu atendimento, pois devemos trabalhar com excelência.
Bombeiro Militar é aquele que através do seu desprendimento ajuda o necessitado, ele estando ou não de serviço; tendo ou não mídia e visibilidade.
O Bombeiro não escolhe a quem salvar, simplesmente salva.
O Bombeiro é aquele ser que de tão humilde reconhece que nada se pode fazer sozinho, precisamos sempre de nossos companheiros, sendo exatamente um Corpo.
Fui além com meu discurso...O Bombeiro Militar de forma deliberada coopera para o bem da humanidade. O Bombeiro não é simplesmente uma profissão, no entanto, Bombeiro é um ser missionário a serviço do próximo, mesmo que este seja anônimo e desprovido de bens materiais, fama, beleza, etc.
Ser Bombeiro Militar é ter nas mãos a missão de ajudar ainda que isso lhe custe a sua própria vida, abdicando momentos com sua família e entregando-se com amor e dedicação na sua nobre missão de salvar, ardendo no nosso coração o orgulho de ser o amigo certo nas horas incertas!
(SD Mário Henrique Mendes Silva)