![]() |
(Divulgação) |
O horário de observação será às 1h46, quando a constelação de Aquário surgirá no horizonte ao leste. Mas o ideal é observá-los cerca de uma hora antes do nascer do sol. Para ver a chuva de meteoros, não são necessários equipamentos especiais. O que se recomenda é estar em um local longe da poluição luminosa das grandes cidades, que pode ofuscar o brilho dos meteoros menores.
Normalmente, considerando condições ideais - céu limpo, local escuro e sem poluição luminosa - podem ser vistos cerca de 35 meteoros por hora, mas neste ano o brilho da superlua deve ofuscar os menos brilhantes, reduzindo a quantidade para cerca de 10 a 15 por hora.
Aplicativos podem ajudar
Para saber o momento exato do nascer do Sol em sua cidade, basta perguntar ao Google: “OK Google, quando o sol vai nascer amanhã?”. Já para saber para onde olhar, basta usar um app de bússola.
Para os usuários do iPhone, basta usar a “Bússola”, aplicativo do iOS. Para Android, uma boa opção é o “Apenas uma bússola”, da PixelProse SARL. Além da direção em que o celular está apontando, ele também indica o horário do nascer e do pôr do sol, sua altitude e até a intensidade do campo magnético próximo ao aparelho. Tudo isso em uma tela só.
Confira no link abaixo, um vídeo da chuva de meteoros Eta Aquáridas do ano passado: