![]() |
(Foto: Divulgação / André Furtado) |
O QUE É, E PARA QUE SERVE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL?
A especialista emocional, coach, e terapeuta de Respiração Circular, Márcia Gaya, fala sobre o que é Inteligência Emocional, e qual o benefício que este entendimento pode trazer para você viver uma vida com plenitude.
➥ INTELIGÊNCIA EMOCIONAL é uma competência, pois pode ser aprendida por qualquer pessoa, mas também é uma habilidade, pois algumas poucas pessoas têm o privilégio de nascer com esta capacidade.
➥ De maneira simplificada, podemos definir Inteligência Emocional como a capacidade de perceber as próprias emoções e sentimentos em si e nos outros, melhorando nosso relacionamento intrapessoal e interpessoal, ou seja, consigo e no seu círculo de relacionamentos.
➥ Ter Inteligência Emocional, significa que a pessoa terá percepção e domínio sobre suas próprias emoções, controlando melhor suas respostas emocionais e comportamentos, pulverizando no ambiente uma sensação de mais tranquilidade, paz, compreensão e acolhimento, entre outros.
➥ Isto não significa que você vai se transformar em outra pessoa, fique tranquila! Apenas você vai aprender a canalizar suas emoções e sentimentos de forma a minimizar ansiedade, estresse, conflitos, brigas e discórdia, e assim, passando a respeitar e compreender sua história, acolher suas próprias demandas emocionais e assim ser menos dependente da opinião, gostos e julgamentos de outras pessoas.
➥ Ter inteligência emocional nos traz autoconfiança, segurança, coragem, amor, respeito, compaixão e paz, possibilitando viver uma vida com mais plenitude.
![]() |
(Foto: Divulgação) |
O QUE SÃO EMOÇÕES E SENTIMENTOS?
EMOÇÃO vem do Latim e significa EMOVERE, onde E = para fora e MOVERE = movimento
Emoção significa mover para fora – externar a emoção.
➥ O nosso cérebro primitivo, sempre preocupado em garantir nossa sobrevivência, tem como ferramenta as emoções, pois, em caso de perigo ou risco de morte, a sua função é nos levar a uma ação ou movimento que proteja e garanta a vida.
➥ Emoções são descargas bioquímicas na nossa corrente sanguínea, e se manifestam no corpo. Exemplo: você sente um gelo na barriga = EMOÇÃO.
➥ Sentimentos são os vários nomes que podemos dar as emoções.
➥ Exemplo: você dá ao que sentiu na barriga, o nome de MEDO/ANSIEDADE = SENTIMENTO.
➥ Então, emoção sentimos no corpo e sentimento e o nome que damos a esta sensação física.
![]() |
(Foto: Divulgação / Andrea Piacquadio) |
COMO TUDO COMEÇOU?
➥ Começamos a desenvolver nossas emoções ainda no útero materno, mas nessa fase sentimos apenas as sensações emocionais que nossa mamãe nos passa, ainda não temos entendimento, e mesmo assim, já damos significados a estas sensações que não compreendemos.
➥ Ainda no útero, temos um grande contato com o medo e a rejeição, e quando nascemos ainda experimentamos a culpa e a carência, mesmo que sejamos fruto do amor de nossos pais.
![]() |
(Foto: Divulgação / ANDREAS WOHLFAHRT) |
➥ Assim, quando nascemos, já trazemos a gênese dos nossos
programas emocionais, que são a forma como vamos reagir ao mundo, para que
consigamos o que é mais importante para o ser humano em qualquer momento da sua
vida, mas especialmente na primeira infância: amor, aceitação e cuidados.
➥ Conforme vamos nos relacionando com nossos cuidadores e com o ambiente, vamos aprendemos o que temos que fazer para conseguir a atenção e o reconhecimento que queremos ou precisamos, e entre faltas e excessos, vamos construindo nossa personalidade e nossos padrões emocionais, que vão gerar nossos comportamentos e as nossas respostas emocionais.
➥ Este processo se completará por volta dos 6 ou 7 anos de
idade, quando nosso cérebro emocional estará completo. A partir desta tenra
idade, repetiremos o padrão emocional e comportamental aprendido,
inconscientemente, pelo resto de nossas vidas, ou até que a dor ou sofrimento,
nos ajude a ganhar a consciência necessária para curar nossa criança interior e
mudar esta história, encontrando paz interior e experimentando uma vida com
mais plenitude.
O QUE SÃO EMOÇÕES RAÍZES OU BÁSICAS?
➥ Na Inteligência Emocional, trabalhamos as 5 emoções raízes
ou básicas, que chamamos de: TRISTEZA, MEDO, RAIVA, ALEGRIA E AMOR.
➥ Destas emoções, derivam muitos sentimentos, que passamos a reconhecer no processo de autoconhecimento emocional, e percebemos que possivelmente o que aprendemos na infância sobre emoções e sentimentos estava errado, pois nos conectamos apenas com o lado negativo de cada uma delas.
➥ Aprendemos que é errado manifestar raiva, que medo é para os fracos, ficar triste é fazer MIMIMI, ser alegre é ser boba e que sentir amor é vergonhoso.
➥ É preciso ficar claro que não evitamos emoções, como já disse acima, emoções são descargas químicas em nosso corpo, são automáticas e não controlamos sua manifestação, mas podemos equilibrá-las, nos conectando com a sua polaridade positiva e assim controlar nossos comportamentos e respostas emocionais.
5 PILARES DA INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
Segundo Goleman, a Inteligência Emocional tem como base 5 pilares:
1- Autoconhecimento Emocional – capacidade de reconhecer suas próprias emoções e sentimentos, sejam positivas ou bloqueios emocionais. A falta desta habilidade nos deixa a mercê das emoções, numa verdadeira montanha russa emocional;
2- Controle emocional – habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação, dando respostas emocionais mais assertivas.
3- Automotivação – capacidade de dirigir suas emoções a fim de um objetivo maior, como um planejamento a médio/longo prazo. Se estivermos motivados, não desistiremos de algo que seja importante, por não conseguir esperar pela gratificação.
4- Empatia – compreender e se colocar emocionalmente no lugar do outro. Permite reconhecer as necessidades e desejos do outro, propiciando a construção de relacionamentos mais saudáveis.
5- Relacionamentos Interpessoais – habilidade de interação com outras pessoas, utilizando os 4 pilares anteriores, construindo relacionamentos saudáveis e respeitosos.
![]() |
Work Shop de Inteligência Emocional e Respiração Circular — Foto: Arquivo Pessoal |
4 PASSOS PARA APRENDER INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
1- Para aprender inteligência emocional é muito importante desenvolver a percepção de si mesmo e começar a se observar constantemente, para perceber como as emoções se manifestam no seu corpo;
2- Quando sente a descarga emocional, é preciso nomear a sensação. Fazendo isso durante algum tempo, vai perceber o padrão emocional ao qual você está presa;
3- Respirar levando a respiração para o ventre, expandindo as costelas, criando um espaço físico interno, e uma resposta de relaxamento.
4- Escolher o comportamento ou resposta emocional adequada a situação, de forma que todos se sintam considerados.
![]() |
Work Shop de Inteligencia Emocional e Respiração Circular — Foto: Arquivo Pessoal |
CONTRATA-SE PELA COMPETÊNCIA E DEMITE-SE PELOS
COMPORTAMENTOS!
➥ Se na vida pessoal, a Inteligência Emocional faz toda a diferença, na vida profissional ela é fundamental, e quem têm esta habilidade está alguns passos a frente em um processo seletivo.
➥ Hoje, Inteligência Emocional é considerada uma das dez competências mais importantes no mercado de trabalho, pois uma pessoa inteligente emocionalmente é mais resiliente, não se afeta com qualquer acontecimento, tem foco na solução, sabe superar dificuldades, sabe falar assertivamente com seus colegas de trabalho, está aberta a novos conteúdos e conhecimentos, gosta de aprender coisas novas, é mais feliz e bem resolvida com suas questões pessoais. As pesquisas indicam que pessoas felizes são mais produtivas e geram um ambiente mais harmonioso!
➥ Todas as empresas rezam por profissionais assim!
➥ Em um mundo que está se modernizando com foco na inteligência artificial, robótica e automatização, é muito importante que os seres humanos se diferenciem pela sua humanidade, pois não podemos competir com a produtividade de um robô!
➥ O que nos faz humanos? O que nos diferencia de um robô?
➥ Por enquanto, ainda são nossos sentimentos e emoções, nossa empatia, nosso amor!
➥ Quando conhecemos este potencial humano de forma positiva, descobrimos que é possível ter uma vida com mais plenitude, paz, felicidade. E que tudo isso está dentro de nós, e através de autoconhecimento, qualquer pessoa que esteja firme neste propósito, pode alcançar esta transformação!
VIDA PLENA
![]() |
(Foto: Divulgação / NINA UHLÍKOVÁ) |
➥ Através deste aprendizado podemos integrar nosso mundo emocional e o nosso mundo racional, ou se preferir, integrar nossa criança interior com o nosso adulto, vivendo relacionamentos pessoais e profissionais mais sadios e produtivos, canalizando nossa energia para uma vida melhor.
➥ Fica aqui o meu convite para você, que sofre com relacionamentos desgastantes, que sente que sua vida está estagnada, que sente uma potência interna, mas que não sente força para realizar seus sonhos: venha conhecer o PROGRAMA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL, estruturado como uma terapia breve e pontual, em apenas 13 sessões, e de uma maneira profunda, você poderá transformar sua maneira de sentir, ressignificando suas crenças, curando suas feridas emocionais e mudando seus comportamentos.
Atendimentos:
- Individual
- Grupos
- Para empresas; e
- Brasileiros que vivem no exterior.
- Grupos
- Para empresas; e
- Brasileiros que vivem no exterior.
Meus sinceros agradecimentos!
Marcia Gaya
marcia_gaya@hotmail.com
+55 35 992033074
![]() |
Especialista emocional, coach, e terapeuta de Respiração Circular, Márcia Gaya — Foto: Arquivo Pessoal |