Por Luciano Lopes — Portal Plantão 24h MG
25/07/2021 - 16h30
![]() |
Foto: Luciano Lopes / Portal Plantão 24h MG |
De acordo com o alerta, a origem do frio é devido a passagem de uma massa de ar fria (de origem polar), que está sendo considerada a maior e mais intensa dos últimos anos em território brasileiro. Além de atingir os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, vai deixar temperaturas abaixo de zero também na faixa leste do Sudeste, o que incluí regiões de São Paulo, Sul de Minas, Rio de Janeiro, e Espirito Santo.
Ainda segundo a previsão dos meteorologistas, uma forte geada atingirá também várias cidades próximas à Serra da Mantiqueira, como Maria da Fé, Itajubá, Delfim Moreira, Marmelópolis, Wenceslau Braz, Paraisópolis, Gonçalves, Monte Verde, entre outros municípios que estão localizados em uma altitude superior ao nível do mar.
O frio pode causar grandes prejuízos no setor agrícola do Brasil. Produtores devem estar atentos com suas lavouras.
Confira abaixo um trecho do programa "Atualidades", da Rede de TV Pampa, uma das maiores emissoras de comunicação do sul do país.
A METSUL Meteorologia, publicou em seu portal neste domingo (25), a projeção de geada para o amanhecer da próxima sexta-feira (30), mais mesmo assim, muitas regiões já terão geadas fortes a partir de quarta-feira (28).
Uma preocupação da MetSul neste evento, considerando a perspectiva de vento e de frio abaixo de zero em muitos locais, é o alto risco de que se produza a chamada geada negra.
Não é a forma tradicional de geada que branqueia paisagens e cobre de gelo automóveis e telhados. Trata-se de um fenômeno em que se dá a morte de vegetais por congelamento. O risco de geada negra é alto em localidades de média e elevada altitude.
NEVE NO BRASIL
De acordo com a METSUL, a probabilidade de nevar nas áreas de maior altitude do Sul do Brasil, com base nos dados analisados segue altíssima. Não se espera, entretanto, um episódio de neve como de 2013. A possibilidade de neve que vinha sendo indicada no final da última semana pelo modelos numéricos de quarta até sexta hoje se concentra mais entre quarta e quinta.
Hoje, o cenário que se apresenta, a partir da modelagem numérica e análise de eventos passados com características semelhantes, sinaliza a chance de precipitação invernal (neve em flocos, chuva congelada e/ou graupel) por demais alta nos pontos mais elevados do Sul do Brasil (cotas de altitude acima de 800 metros), chance intermediária em locais de média altitude (500 metros a 700 metros) e pequena em pontos de menor altitude (nível do mar a 400 metros) de diversas regiões gaúchas e do Sul do Brasil.
Já não se pode descartar neve cedo na quarta-feira na retaguarda da frente fria, mas a maior probabilidade de ocorrência do fenômeno é entre a noite de quarta e a manhã da quinta-feira. As regiões com mais alta chance são a Serra Gaúcha, os Aparados da Serra e o Planalto Sul Catarinense.
Há possibilidade, porém, de o fenômeno vir a ocorrer em locais como o Meio-Oeste catarinense, o Planalto Norte de Santa Catarina, e o Sul do Paraná. Com probabilidade menor, mas não desprezível, não se afasta neve em locais da Campanha gaúcha e da Serra do Sudeste assim como no Planalto Médio e Alto Uruguai, o que se estende ao Oeste catarinense e o Sudoeste do Paraná.
Em cidades de baixa altitude não se descarta precipitação invernal na forma de graupel ou chuva congelada. Em locais de menor altitude ou próximos do nível do mar, em caso de instabilidade, pode ocorrer chuva congelada.
Esta será uma das massas de ar polar mais fortes a alcançar o Brasil neste século devido a sua grande magnitude, porém não será a pior porque numa média geral das condições previstas (mínimas baixas, máximas baixas, geada e neve) não superará alguns eventos de frio muito intenso e neve dos últimos 20 anos.
Novas informações serão atualizadas a qualquer momento no Portal Plantão 24h MG.
Novas informações serão atualizadas a qualquer momento no Portal Plantão 24h MG.