Por Luciano Lopes — Portal Plantão 24h MG
10/01/2022 - 06h30
Fotos: Luciano Lopes / Portal Plantão 24h MG |
Ainda de acordo com a Defesa Civil, os bairros Ano Bom, Juru, São João, Gerivá, Rancho Grande e Marins, tiveram várzeas alagadas pelo transbordamento do rio Lourenço Velho. Já o rio Piranguçu, alagou as várzeas dos bairros Capituba e Nossa Senhora da Piedade. Nas imagens é possível ver que o nível da água quase encobriu os mourões de cerca.
O coordenador informou também, que em uma parceria feita entre prefeitura e UNIFEI, o acompanhamento do rio Sapucaí, está sendo feito dia e noite através de torres de monitoramento que estão instaladas em vários pontos ao longo do rio, onde elas fornecem informações detalhadas sobre a previsão de volume de chuva que vai cair no município e também o nível da bacia do Sapucaí.
A prefeitura de Itajubá está divulgando dois boletins informativos por dia em suas redes sociais, comunicando o atual nível do rio e a previsão do tempo para a população local.
Prejuízo
Agricultores tiveram grandes prejuízos após a água invadir plantações de verduras e legumes no bairro Ano Bom. Segundo os próprios moradores, tudo o que foi perdido seria vendido no CEASA de Itajubá.
Cratera
Uma cratera se formou às margens da ponte no bairro Santos Dumont, deixando a área completamente interditada para passagens de veículos no local. A causa do enorme buraco foi o rompimento de uma adutora da COPASA, que acabou engolindo também um poste de energia elétrica.
A Defesa Civil informou que já está em andamento os trabalhos para tentar resolver o mais rápido possível o problema e liberar novamente o trecho. O local foi interditado por precaução e evitar que pessoas ou veículos possam cair dentro da cratera, e para evitar que o peso de caminhões possa piorar a situação.
Interdição
O comandante da Guarda Civil Municipal de Itajubá, Adilson José de Souza Silva, disse em entrevista ao Portal Plantão 24h MG, que agentes da guarda municipal estão no local para garantir a segurança dos pedestres, e garantir que condutores de veículos e motociclistas não tentem furar o bloqueio e passar pela calçada da ponte. Será autuado quem não respeitar a interdição e cometer esse tipo de infração.
Ainda de acordo com Adilson, a guarda municipal está trabalhando 24 horas por dia, para atender todas as demandas e as solicitações da população, não só no período chuvoso. O telefone para contato de emergência da GM é o 153, ou os moradores podem estar ligando também para a Defesa Civil no 199.