Reprodução G1 EPTV — Sul de Minas
23/09/2022 - 21h30![]() |
Foto: Corpo de Bombeiros |
A chuva que caiu em Alfenas nesta quinta-feira (22) causou prejuízo em pelo menos dez casas. Destas, quatro foram interditadas. Segundo a prefeitura, três famílias precisaram ser desalojadas.
Uma das casas invadidas pela chuva foi a da Fabiana. O muro caiu, ela perdeu a máquina de lavar, o tanquinho de lavar roupas, o sofá e até a cadeira de rodas de um dos filhos que ficou danificada.
“Foi a conta de sair daqui e chegar ali e a água começou a adentrar a casa e não deu tempo nem de abrir o portão. A água foi adentrando, peguei meu menino e coloquei em cima do sofá porque eu fiquei com muito medo da água levar a gente. E só não levou porque a porta segurou. Eu senti muito medo porque meu menino é especial e não tinha como segurar ele. Eu fiquei com medo de entrar água e ele afogar”, contou Fabiana Jesuíno Oliveira Gomes, dona de casa.
Durante 40 minutos choveu 37 milímetros, a metade do que estava previsto para o mês de setembro. Por causa da força da água, o asfalto de uma rua cedeu e abriu uma cratera.
Segundo o coordenador da Defesa Civil, as famílias desalojadas foram encaminhadas para abrigos da prefeitura e também para a casa de parentes. A administração municipal está auxiliando na limpeza das residências atingidas e na reconstrução do que foi danificado pela chuva.
Ainda de acordo com a Defesa Civil, houve pontos de alagamentos também em outros pontos da cidade, como na Avenida Lúcio Leite de Amaral, Avenida Governador Valadares e ao lado do campo do Alfenense.
“Além do rompimento da tubulação, nós tivemos algumas áreas de alagamentos, como os comércios, imóveis. A gente contabilizou [um prejuízo] em torno de 2 a 3 milhões de valores estimados, mas é prematuro para falar sobre”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, Danilo Alves da Silva.
O Corpo de Bombeiros orientou a população sobre o que deve ser feito em caso de chuva como a que aconteceu na quinta-feira (22).
“É importante a população ficar atenta às trincas, rangidos, barulhos suspeitos dentro da casa. Sempre que ocorre uma chuva forte igual a de ontem, é importante você procurar um lugar de abrigo. Nunca fique embaixo de árvores se existe risco de raios, não tente atravessar um local alagado, não fique em baixadas, procure um local seguro’, alertou o sargento Miller Ramid.
(G1 Sul de Minas)