Por Luciano Lopes — Portal Plantão 24h MG
29/11/2022 - 08h50
 |
Ponte já apresentava problemas em sua estrutura |
A ponte que fica sobre o Rio Sapucaí, no distrito de Olegário Maciel, em Piranguinho (MG), caiu na noite desta segunda-feira (28). Ela já havia sido interditada em setembro para passagem de veículos com mais de cinco toneladas por apresentar risco de queda.
De acordo com a prefeita Helena Maria da Silveira, além do problema estrutural, a chuva pode ter auxiliado na queda da ponte, tendo em vista que o nível do rio estava mais alto.
Ainda segundo a prefeita, a estrutura da ponte foi feita para aguentar até 10 toneladas, mas alguns caminhões que ultrapassava esse peso estariam passando pelo local, o que teria comprometido a estrutura da ponte.
"Um projeto para recuperação da ponte já estava sendo discutido com equipes de engenharia nos últimos três meses, mas infelizmente não deu tempo", destacou Helena.
A ponte é o acesso para quem está na zona rural dos bairros Monte Belo, Balaio e Capituva à Piranguinho ou Itajubá. Os motoristas terão agora que aumentar o percurso em mais de 14 quilômetros, passando por rota alternativa pela cidade de São José do Alegre (MG).
A prefeitura informou que um morador teria tentado atravessar a ponte segundos antes da queda, mas acabou retornando ao perceber que ela estava balançando. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
O encanamento de água da COPASA que abastece os bairros próximos ao local, foi comprometido por conta da queda da ponte, mas de acordo com a prefeitura, caminhões-pipa irão abastecer as comunidades até que o problema seja solucionado.
Veja o vídeo registrado por um morador após a queda |
Encanamento de água foi danificado, mas caminhões-pipa irão abastecer a comunidade até que o problema seja solucionado |
Imagens abaixo mostram como a ponte era antes do desabamento