Por Luciano Lopes — Portal Plantão 24h MG
28/02/2023 - 23h50
![]() |
Foto: Reprodução / Redes Sociais e Prefeitura Municipal |
De acordo com a Prefeitura Municipal, ao menos duas pontes foram derrubadas pela correnteza, sendo um no distrito de Pintos Negreiros, e outra no Goiabal. Além disso, outras pontes na cidade também foram interditadas por apresentarem riscos de desabamento.
Ainda segundo a prefeitura, uma cratera gigante se formou e engoliu um poste, também no distrito de Pintos Negreiros. Estradas ficaram intransitáveis por conta da lama. Cascalhos e pedras foram levados pela enxurrada.
Algumas famílias que perderam móveis e outros pertences, já estão recebendo todo apoio da Secretaria de Assistência Social e Defesa Civil. A Secretaria de Obras, também está empenhada nos trabalhos de limpeza e reconstrução de estradas e pontes.
Até a publicação desta reportagem, a Defesa Civil do município não tinha um balanço final dos estragos, pois ainda faziam a contabilidade. Veja abaixo os estragos causados também em Itajubá e Pedralva.
A enxurrada também alagou o estacionamento e salas da Universidade Federal de Itajubá. Além disso, a força da água gerou sobrecarga da capacidade do sistema de escoamento de águas pluviais do telhado da Câmara Municipal, provocando o alagamento da Sala das Sessões JK (Plenário), onde são realizadas as sessões ordinárias.
Na cidade, um jovem que estava nadando no Ribeirão José Pereira, quase se afogou e foi levado pelas águas. No vídeo flagrado por moradores, duas pessoas aparecem correndo para salvar o adolescente (Veja o flagrante no vídeo acima).
O temporal começou por volta de 16h15 e durou cerca de meia hora. Meteorologistas da UNIFEI, disseram que foram 60 milímetros de água no município.
![]() |
Foto: Corpo de Bombeiros / Redes Sociais |
![]() |
Foto: Portal Plantão 24h MG |
Foto: Portal Plantão 24h MG |
Ainda no Marins, a água alagou várzeas e uma vaca acabou ficando no meio da enchente. No bairro, também houve um deslizamento de barranco, que atingiu parte da estrada.
No mesmo local, algumas famílias foram atingidas e tiveram aproximadamente meio metro de água dentro de casa. Os moradores contaram que por conta de uma plantação em uma propriedade particular, o escoamento de água pelo seu percurso normal foi prejudicado, fazendo com que toda enxurrada passe por um caminho diferente, levando muita lama para dentro das casas que ficam abaixo.
Foto: Portal Plantão 24h MG |
Foto: Portal Plantão 24h MG |
Pedralva
Em Pedralva (MG), a Defesa Civil informou que sete famílias ficaram desalojadas, totalizando 19 pessoas. Outras 85 tiveram suas casas atingidas pelas águas do Ribeirão Anhumas, que transbordou.
Ainda segundo a Defesa Civil, houve transbordamento dos córregos Contendas e Bicas, que também não suportou a quantidade de água, e acabou alagando também algumas casas próximas.
Na cidade, um muro entre duas casas no Bairro Bica caiu. Um poste de energia elétrica também caiu na zona rural, deixando a estrada fichada nos dois sentidos.
As famílias desalojadas foram abrigadas por familiares.