Por Luciano Lopes — Portal Plantão 24h MG
11/04/2023 - 11h20
 |
Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal |
Foi lançada na manhã desta segunda-feira (10) pela Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, a "Operação de Proteção Escolar" em Itajubá (MG). De acordo com informações da PM, a operação tem por objetivo garantir a segurança no ambiente escolar das cidades que pertencem ao 56º BPM.
Ainda segundo a PM, a operação conta com um conjunto de ações integradas que visam combater a violência e a criminalidade nas proximidades e no interior de todos os educandários, bem como proteger a comunidade escolar em seu cotidiano.
Estiveram presentes no lançamento o Comandante da PM Ten. Cel. Paulo Riberto Ribeiro, Comandante da Guarda Civil Municipal, Adilson José Souza Silva, Secretário Municipal de Educação, Júnior Fraga Bastos, Superintendente de Ensino, Wagner Alexandre de Oliveira, além do Prefeito Municipal, Christian Gonçalves.
 |
Foto: Divulgação / Polícia Militar |
Durante o primeiro dia de operação, várias atividades foram feitas pela Polícia Militar, desde a instrução para os militares do Proerd e Patrulha Escolar, bem como visitas nas escolas da cidade juntamente com agentes da GCM.
 |
Foto: Divulgação / Polícia Militar |
A outra ação está sendo a implantação de um sistema de videomonitoramento em todas escolas municipais e creches. As câmeras são monitoradas no Centro de Controle Operacional da Guarda Civil Municipal.
A prefeitura informou que este sistema de videomonitoramento é pioneiro no município e começou a ser implantado em novembro de 2022. A conclusão está prevista para a próxima semana. Ao todo, mais de 600 câmeras estão sendo instaladas, um investimento total de mais de R$ 4 milhões.
 |
Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal |
O medo e a preocupação já tomou conta da comunidade escolar em toda região e estados do país, após os recentes ataques que aconteceram em instituições de ensino em vários locais.
Um levantamento exclusivo feito e divulgado pela TV RECORD MINAS em 03/04/2023, aponta que somente no mês de março, ao menos 75 boletins de ocorrência sobre ameaças de massacre em escolas foram registrados em MG.
As ocorrências que, segundo publicada por eles, foram registradas em 32 cidades. Veja a lista completa divulgada pela emissora RECORD TV MINAS em seu site (Clicando aqui)